domingo, 25 de novembro de 2018

REGINA CACIQUINHO ENTREVISTA POETISA SILVIA APARECIDA ARAUJO EM RIBEIRÃO DO SUL - SÃO PAULO

QUERIDOS    E   AMADOS SEGUIDORES DE  MEU  BLOG ,  OLHA QUE BELO A ENTREVISTA  DA POETISA SILVIA

DESEJO MUITO SUCESSO MINHA QUERIDA AMIGA , CAMINHOS BRILHANTES E PROSPERIDADES  NESTE NOSSO UNIVERSO


GRATIDÃO



Silvia Aparecida Araujo, tenho 44 anos, paulista e tricolor de coração.

 
                                                         







Silvia como a Poesia chegou em sua vida?


A poesia chegou na minha vida ainda na pré-adolescência, mas não através das palavras, chegou no modo de eu ver o mundo. Eu sabia que as cores que eu via o mundo não era igual as cores que os outros viam. Isso não me incomodava, mas me impulsionava a lutar pelas coisas que eu acreditava. Aos 14 anos um padre da cidade pediu que eu lesse O Pequeno Príncipe, porque ele também via que as coisas eram de um modo diferente para mim. Aí, eu passei a desenhar, fiz muitos desenhos que guardo até hoje. Já adulta, e na faculdade, a poesia me pegou de jeito e não deixou mais, mas talvez eu tenha cedido e me entregado as palavras sem pudor e medo.
Qual a sua formação?
Sou licenciada em Língua Portuguesa e Inglesa pela Universidade Paulista – UNIP de Assis – SP e, Pedagoga pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba – FALC – SP. Trabalho como Professora da rede pública do estado de São Paulo, leciono as disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura e Língua Inglesa.


Silvia você tem lembranças de autores que marcaram a sua juventude? Poderia partilhar isto conosco?


Na adolescência eu lia muito Vinícius de Moraes, por isso um amor aos sonetos, mas, depois Manuel Bandeira. Na maturidade me entreguei aos caprichos de Fernando Pessoa, Álvares de Azevedo, Torquato Neto, Walt Whitman, Pablo Neruda, Adélia Prado, Clarice Lispector, Manuel de Barros, Ariano Suassuna, Carlos Drummond de Andrade e muitos outros. Porém, hoje se fazem mais presentes em minha vida, poetas em que eu me inspiro, que são Fernando Pessoa, Clarice Lispector, Manuel de Barros e Walt Whitman.

Você tem alguma obra publicada ou esta preparando algo?


Além das antologias de concursos de poesias da cidade de Ourinhos em que participei, há uma antologia com poetas em âmbito nacional “Overdose de Amor” (2017). Estou preparando um livro infantil e um livro de poemas.

Quais os desejos no coração desta jovem poetisa? É fácil trabalhar poesia hoje?


Hoje, apesar da grande facilidade de participar de eventos culturais, ainda vejo uma resistência à percepção poética, quando se trata de jovens, a vida deles é cheia de baladas e encontros, percebo que a maturidade faz contemplar a poesia com olhos de criança, é um paradoxo, mas é preciso calma ao viver e percepção para vivenciar a poesia. Por isso, no meio em que trabalho a poesia é melhor compreendida aos olhos infantis, os adolescentes e jovens se afastam um pouco. Mas, há o grupo de poetas que formamos na cidade, e nesse meio a poesia tem um lugar de honra, como deve ser.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vocês poderão postar aqui seus comentáriios, críticas e elogios ao meu blog e também as suas experiências.
Estarei aqui para atendê-los..Namastè... a presto!!!