quarta-feira, 2 de julho de 2014

Independência da Bahia / 02 de julho texto divulgação 2014

Bom dia amigos de  meu  blog , visitantes e a todos que aqui chegam.

Hoje é comemorado o dia da   Independência da  Bahia

texto preso da internet


 Independência da Bahia

                                  fotos divulgação presa da internet


Quando Portugal nomeou Ignácio Luiz Madeira de Mello como novo governador de Armas do Brasil, surgiu um movimento de resistência que envolveu civis e militares. Tropas portuguesas começaram a invadir os quartéis. Em Salvador, tomaram o Forte de São Pedro e o Convento da Lapa, onde havia alguns soldados brasileiros. Neste episódio, a abadessa Sóror Joana Angélica tentou impedir a invasão e acabou sendo morta.
Concluída a ocupação militar em Salvador, a cidade recebeu novas tropas portuguesas e muitas famílias baianas fugiram para as cidades do recôncavo. Na resistência, o coronel Joaquim Pires de Carvalho reuniu todo seu armamento e tropas e entregou o comando ao general Pedro Labatut. Pouco a pouco os territórios baianos foram sendo retomados.
Sob o comando do coronel José Joaquim de Lima e Silva o exército realizou uma grande ofensiva contra os portugueses, resultando na rendição das forças portuguesas. Com a vitória, o Exército Brasileiro entrou em Salvador no dia dois de julho de 1823, consolidando a retomada da cidade e fim da ocupação .

Desejo a todos um ótimo feriado, cheio de alegrias, passeios, comemorações e prosperidades.

Bom feriado e final de semana.

Regina Caciquinho


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vocês poderão postar aqui seus comentáriios, críticas e elogios ao meu blog e também as suas experiências.
Estarei aqui para atendê-los..Namastè... a presto!!!